Rafael Benevides bio photo

Rafael Benevides

In a serious relationship with Software Development

Email Twitter Facebook Google+ LinkedIn Instagram Github Last.fm Youtube

Hoje além de ser meu aniversário (10/06), estou postando para comentar que fui aprovado na prova de Java Associate.

Como assim ??? Foram os comentários de alguns colegas de trabalho. Como resultado de uma consultoria recente, ganhei um voucher da série 212 (Sun Academic Initiative). Este voucher no entanto só dá direito a realizar provas de Programmer e Associate. Então mãos a obra!!!

A prova realmente é fácil e qualquer pessoa com pouco conhecimento em Java, OO e UML é capaz de tira-la. A sensação ao sair da prova foi pensar em qual a real intenção da Sun em colocar uma certificação no mercado que cobre apenas fundamentos. Talvez a idéia seja “certificar” que pessoas que trabalham com Java mas não colocam a mão na massa (Gerentes ???) tenham o mínimo de conhecimento de OO, UML, Java (linguagem e plataformas) para poderem conversar “na mesma língua” dos Javaneses.

Talvez a idéia seja “certificar” o iniciante que entende muito do conteúdo da SJCP também está familizarizado com toda plataforma Java, os conceitos de OO e um básico de UML. De qualquer forma, diria que é um conteúdo interessante para os iniciantes.

Agora brincando:É verdade que se eu tiver a certificação de Programmer e não passar na prova de Associate, a Sun me toma a certificação? Claro que não, #$@%#% Esta resposta é para meu amigo Gabriel que insiste que se eu não fosse aprovado na certificação de Associate, a Sun me tomaria a certificação de Arquiteto! kkkkk!