3 minute read

Depois de participar de uma consultoria na Summa Technologies para o projeto Sun / BB , fui convidado ao INEP para avaliar um sistema que deverá ir ao ar em breve. Como resultado do primeiro trabalho, demais sistemas foram aparecendo na "fila", entre eles, um verdadeiro alien papa-memória.

O tal alien (problema de outro mundo) habitava em uma aplicação Swing que deveria processar mais de 350.000 registros e claramente estava com sintomas de "memory leak". A aplicação consumia recursos da máquina na ordem de 1 a 3 MB/s, ou seja, após 5 minutos de processamento, ela já estava com 1Gb de Ram alocado (os parâmetros da JVM já haviam sido aumentados para comportar tal alocação e evitar o OutOfMemoryError).

A aplicação foi muito bem planejada e implementada. Tiro meu chapéu ao desenvolvedor pela qualidade do código, mas que infelizmente não estava mais disponível para verificar este problema. Em contato telefônico, ele nos prestou o total apoio indicando que o uso de memória era causado por uma das regras de negócio que cruzava várias informações em memória. Existia uma implementação que cruzava as informações em disco, mas ela durava 6 horas contra os 10 minutos da versão atual.

A solução então teve que partir da equipe interna. Enquanto o Daniel Braga que já estava mantendo a aplicação há algum tempo e tem mais conhecimento do código; eu e o Gabriel Viragine buscávamos entender as tais regras de negócio para pensarmos na melhor solução. É interessante citar a sinergia que possuímos quando trabalhamos no mesmo projeto. Esta sinergia existe desde o do tempo em que trabalhávamos nos 3 anos de projetos do Ministério da Justiça e no projeto do Ministério do Desenvolvimento Social. Tivemos então a idéia de "deixar de lado" (por enquanto) as regras de negócio e irmos direto ao TPTP do Eclipse. Após a análise, descobrimos que a causa não era o código (uma das alegações do cliente), muito menos a regra de negócio (apontada com provável causa), mas sim o uso do JaMon que por algum motivo (que não perdemos tempo em avaliar - tempo curto) estava sendo o culpado pelo consumo exagerado da memória.

Após a alteração rápida do código, fizemos o teste e após a execução completa dos 359.000 registros, a JVM não havia alocado mais que 40MB de ram. Sucesso!!! Fomos para casa felizes e orgulhosos de podermos contribuir com um sistema que com certeza indiretamente ajudará milhares de estudantes em todo o Brasil. Além da felicidade de tirar um "peso das costas", também estou feliz de trabalhar novamente com o Gabriel Viragine neste novo desafio. Tenho certeza que continuaremos a fazer bons trabalhos onde "o todo supera a soma das partes".

No dia seguinte, o Daniel Braga realizou as alterações sugeridas por mim e pelo Gabriel na versão em que ele vem trabalhando (realizando outras mudanças solicitadas) até o dia 1 de outubro quando o sistema corrigido irá para o ar.

Neste final de semana achei no site do JaMon a seguinte citação: "Be careful when using the following capabilities as if the String isn't 'relatively unique' then JAMon's memory can grow unbounded (each row in JAMon is a HashMap entry). " que eu creio ter sido a causa do "memory leak".

Updated:

Leave a comment