1 minute read

Esta semana minha quantidade de Post estará significamente reduzida porque estarei ocupado no horário comercial com o Sistema que estou refatorando e durante a noite estarei fazendo o curso de CObIT na Efti. Não posso deixar de comentar sobre a professora Msc. Marina Solano que recentemente terminou sua tese de Mestrado sobre Governança Corporativa/TI. É notável a grande didática que possui ao criar associações entre práticas corriqueiras e processos do CObIT. Sua aula rende muito através da fácil disseminação do conhecimento e do grande domínio e verdadeira paixão que ela possui pelo tema.

No Blog do Frank Coelho de Alcantara encontrei dois Posts interessantes (sobre CObIT e Governança em TI) e que recomendo a leitura.

Em tempo: Aqui em Brasília, o Banco Central do Brasil já realiza auditorias relativas a risco operacional junto aos bancos para definição de lastro para insolvência. Assim como os Bancos Centrais de vários países, outros orgãos do Governo Brasileiro já sinalizaram que usarão o CObIT como referência para seus processos regulatórios, o que certamente afetará a operação de empresas privadas sujeitas a estas regulamentações. Caberá aos CIOs (Chief Information Officer) destas empresas estarem familiarizado com a complicada tarefa de se adequar ao Ato Sarbanes-Oxley.

Se quiserem saber quais são as implicações legais desta lei(americana) para as empresas brasileiras, dêem uma olhada nesta reportagem publicada na revista CIO em 18 de janeiro de 2006 pela Dra. Patricia Peck, advogada especialista em Direito Digital, autora do livro “Direito Digital” pela editora Saraiva.

Updated:

Leave a comment