2 minute read

Caros,

Infelizmente havia reduzido minhas postagens neste Blog e focado meus pensamentos e atividades no Twitter através do meu usuário @rafabene. A redução nas postagens se deve ao fato de focar o tempo nos projetos (sempre desafiadores) que tenho tido oportunidade de participar como consultor JBoss, uma divisão da Red Hat.

Entretanto entre uma "respirada" e outra, consegui um tempo para realizar a prova de certificação JBCAA - JBoss Certified Application Administrator e aproveito para divulgar minha aprovação obtida no último 28 de agosto. É sobre esta prova que eu gostaria de falar e aproveitar para esclarecer algumas dúvidas que foram levantadas na excelente postagem do meu amigo Paulo Jerônimo, quando do anúncio da nova versão desta certificação.

Não é necessário ter realizado o treinamento JB336 (apesar de que este treinamento cobre praticamente todo o conteúdo da certificação) e a prova é totalmente prática, ou seja, não existe nenhuma questão onde tenha múltiplas escolhas ou exija uma resposta dissertativa.

A prova possui 4 horas de duração e posso assegurar que não é muito tempo como parece. Ao contrário, é o tempo ideal para realizar todas as aproximadamente 15 atividades que são cobradas. Durante a prova, a documentação oficial (apenas) é disponibilizada e não é permitido (sequer possível) qualquer acesso a outras fontes de consulta.

Para se preparar para o exame, a Red Hat disponibiliza no site da certificação, o JBCAA Study Guide onde todo o conteúdo cobrado na prova é citado, além da possuir links para fontes adicionais de estudo (Wikis, artigos, etc).

O registro para o exame pode ser feito no site da Pearson Vue: http://www.pearsonvue.com/redhat/ e atualmente apenas Brasília e Rio de Janeiro possuem centros de testes disponíveis para realização da provas.

Após a certificação, a Red Hat também disponibiliza em seu site, a possibilidade de verificação do certificado obtido.No meu caso: https://www.redhat.com/wapps/training/certification/verify.html?certNumber=705010558900114

Desejo a todos, bons estudos.

Updated:

Leave a comment