2 minute read

É com orgulho que comento hoje que o Rodrigo Yoshima postou no Blog da Aspercom a nova release do Projeto Hotmotors utilizando o JBoss Seam.

O Projeto Hotmotors é um "estudo de caso que apresenta as práticas de um projeto de desenvolvimento de software iterativo, seguindo um processo ágil baseado no OpenUP". É uma iniciativa bastante interessante para fins didáticos pois apresenta todo o ciclo de vida de um projeto de software que é evoluído de maneira incremental, apresentando requisitos, modelos, arquitetura e código.

Voltando ao assunto, o motivo de tamanho orgulho é por ter participado da migração e ter realizado a conversão da implementação/arquitetura antiga (Struts 1 + Hibernate) para JBoss Seam. Seu trabalho complemental de colocar o projeto rodando no Maven e integrado com o Jetty é uma referência!

Alguns pontos me chamam bastante a atenção, como citação "O SeamFramework foi uma das razões para eu voltar a gostar de fazer aplicações web em Java" pois não é a primeira vez que escuto isto em relação ao Seam.

O Livro Seam in action de Dan Allen traz no primeiro capítulo (diponível gratuitamente) a pergunta:

"Is JSF worth a second look? Is EJB really fixed? Is it worth sticking with Java rather than jumping ship for Ruby on Rails?"

e logo em seguida a resposta: "With the release of JBoss Seam 2.0, you can now confidently answer yes to all of these questions." seguida de um capítulo inteiro de argumentações que sustentam o por quê o Seam é visto como o salvador do JEE.

Sugiro darem uma olhada na aplicação Hotmotors. Uma vez com o Maven instalado, basta digitar: mvn org.mortbay.jetty:maven-jetty-plugin:run. A aplicação estará disponível em http://localhost:8080/hotmotors/. Olhem no arquivo import.sql qual placa pode ser usada no sistema.

O post do qual me refiro é Desenvolvimento Ágil na Web com Seam.

P.S.: Até que gostei da definição de code hose. :)

Leave a comment