3 minute read

Divertido!!! Esta com certeza é a palavra que eu usuaria para melhor definir o evento realizado neste domingo. A primeira palestra foi realizada por Guilherme Silveira, falando sobre os 7 hábitos dos arquitetos altamente eficazes. Esta palestra demonstrou como seria o "tom" de todo o evento, apresentando fatos técnicos de uma maneira divertida. Sem dúvida alguma assino embaixo dos 7 hábitos citados. Em seguida, Sérgio Lopes, "desmistificou" o DDD (Domain Driven Design) através de uma divertida dramaturgia onde contracenava com um "cachorro falante". Finalmente foi a vez de Emmanuel Bernard falar da JSR 317 - JPA 2.0 onde me chamou bastante a atenção algumas novidades:

  • Automatic Orphan detection
  • Introdução da API de Criteria
  • setLockMode para o objeto Query e também para a anotação @NamedQuery - Isto com certeza deve acabar com as "brigas" de muitos DBAs.
  • Algumas propriedades do persistence.xml (driver, url, usuário e senha) também serão padronizadas.
  • entre várias outras
Também foi falado nesta palestra sobre a JSR 303 - Bean Validation. Após o almoço, Emmanuel Bernard voltou a falar do Hibernate Search, o qual eu nunca havia usado antes, mas que realmente traz o poder (com grande facilidade) do Lucene para a Persistência e sem dependência de mecanismos dos Bancos de Dados para Full-Text-Search. Fábio Kung apresentou o JRuby on Rails e a novidade de que a versão 3.0 do GUJ será feita com esta tecnologia. É inegável o papel que as linguagens dinâmicas estão tendo atualmente, mas ainda não consegui sair evangelizado :) - Apesar da minha (pouca e recente) vivência com o Rails, ainda acredito no Jboss Seam como framework de produtividade e escalabilidade para Web 2.0. Fábio Silveira então apresentou rapidamente os projetos Open Source da Caelum e então Guilherme Moreira e Thadeu Russo apresentaram de maneira divertida as possibilidades de uso do Ajax para construção de interfaces Web mais interativas.Para fechar com chave de ouro, Alexandre Magno e Edmilson Miyasaki fizeram uma divertida palestra sobre Scrum, citando a realidade do desenvolvimento para finalmente mostrar como o Scrum tem auxiliado a mudar o Chaos Report. (Uma excelente introdução ao Scrum pode ser encontrada no livro Scrum and XP from the Trenches ). É válido destacar que uma boa implantação do Scrum somente é feita quando toda a equipe interna foi treinada.No final do evento, aconteceu o sorteio do Nitendo Wii através de uma rotina escrita em Ruby. Infelizmente (no meu caso) a sorte passou perto, bem perto mesmo. O cara (desculpe por não saber o nome) que estava sentado ao meu lado ganhou. :/Entre um intervalo e outro, além da grande quantidade de iPhones e Macbooks, tive a oportunidade de conhecer alguns pessoalmente (comunidade virtual é assim mesmo), fazer novas amizades e rever alguns amigos. A todas estas pessoas, um grande abraço!

Updated:

Leave a comment