2 minute read

Já faz algum tempo que não posto nada neste BLOG e já estava na hora de tirar a poeira... Nem que seja para desejar um Feliz Natal a todos! Sei que estou um dia atrasado, mas apesar de ser um bom adepto do lema "Enquanto descanso, carrego pedra", simplesmente não rolaria (apesar da nerdice ;o) ) conectar ontem na Internet apenas para postar no Blog.

É claro que existe uma desculpa para a quantidade de posts terem se reduzido bastante: Quase não tenho tido mais tempo! (Lá vem esta desculpa novamente rsrsrs). Aproveitando a onda das retrospectivas, agora é um bom momento para dizer o tanto que este ano foi (sem adjetivos para expressar!!! rsrsrs ), mas vamos lá..

Início: Comecei o ano completando 3 anos de Brasília e conseqüentemente 3 anos de Ministério da Justiça.

Meio: Prestei uma consultoria na Summa em conjunto com a Sun, para o Projeto do Banco do Brasil

Fim: Matei um leão (as vezes dois) por dia, no INEP.

Com um ano agitado destes, comecei a sentir algo curioso: Estava me sentindo (tecnojavamente - mistura de tecnologia + java) defasado. Ou seja, a falta de tempo estava começando a me prejudicar. Claro que se ultimamente não estivesse matando um leão por dia, o prejuízo seria bem maior!

Na nossa profissão, felizmente (ou infelizmente) as coisas mudam rápido e 6 meses sem se atualizar/reciclar, podem tirar um profissional do mercado (falo sério)!!! Inclusive esta reflexão merece um post exclusivo para este assunto.

Acontece então que desde que a poeira começou a abaixar (desde o início de dezembro), estou aproveitando as noites e finais de semana (lembram do lema?) para me colocar a par de alguns assuntos de meu interesse. Portanto fiz algumas aquisições literárias:

  1. Domain-Driven Design do Eric Evans
  2. Jboss Seam: Simplicity and Power Beyond Java EE do Michael Yuan e Thomas Heute
  3. Scrum and XP from the Trenches do Henrik Kniberg (free)

Por falar em Jboss Seam, este é outro assunto que merece um post exclusivo.

Feliz Natal e próspero Ano Novo!!!

Updated:

Leave a comment