1 minute read

Este post é para inaugurar oficialmente o funcionamento deste blog. Já tentei ter um blog pessoal antes, mas como tudo na vida, se não houver um compromisso, nada decola. Neste blog existe um compromisso (uma missão) de estravazar alguns raciocínios e reflexões sobre tecnologias e melhores práticas no desenvolvimento de sistemas no ambito nacional e também no ambito local (Brasília) nas empresas privadas e públicas.

Escolhi o JRoller por se tratar de Blogs Java e pelo fato deste não conter a palavra “Blog” em sua URL. Algumas empresas simplesmente bloqueiam acesso a endereços que contenham a palavra “Blog” em sua URL como forma de evitar que a equipe “disperdiçe seu tempo” ao ler os Blogs. De fato existem Blogs com várias finalidades que realmente não condizem com o ambiente corporativo, entretanto já me aconteceu várias vezes de buscar no Google a solução para uma determinada mensagem de erro e quando pareço que encontrei a resposta, recebo um grande “ACESSO NEGADO” em vermelho no meu Browser. Motivo do bloqueio: A solução foi debatida em um BLOG! Muitas pessoas costumam discutir/postar artigos, propostas de soluções/arquiteturas entre outros temas interessantes para a corporação em blogs, mas que são censurados pelo proxy.

As empresas que utilizam filtros de URL poderiam simplesmente facilitar o meio de um funcionário solicitar o desbloqueio de uma URL, ou de um blog com assuntos referentes ao negócio da empresa (Uma vez consegui que me liberassem o Groupblog of the Hibernate Team !!!) . Ou será que um grupo de pessoas discutindo problemas e propondo soluções devem mesmo ser censurados ?

Updated:

Leave a comment