2 minute read

Olá Pessoal,

Tirando a poeira do Blog para comentar que fui aprovado na certificação JBCD-Seam (JBoss Certified Developer in Seam). Não é preciso falar o tanto que sou fã deste framework. Tanto que foi até motivo de post neste blog, a primeira aplicação de larga escala em Produção usando JBoss Seam. Isto há mais de 4 anos atrás.

Há menos de 1 mês atrás foi anunciado o novo release do Seam 2.3, versão do qual tive oportunidade de dar uma mãozinha; e hoje fiquei muito feliz ao ser contactado por David Faulstich para me informar que já estão com uma aplicação usando o Seam 2.3 com Java EE 6 (JSF 2, EJB 3.1, Beans Validation, Maven, etc) rodando no JBoss EAP 6 e o melhor de tudo. Tempo de start e deploy da aplicação: 13 segundos.

Abrindo um parenteses: O EAP 6 é a versão Enterprise baseado na já aclamada versão do JBoss AS 7.1. Para maior clarificação de como as versões da comunidade dão origem às versões Enterprise, deem uma olhada nesta figura: http://www.jboss.com/images/Ent-Comm-Model.png

Bom, voltando ao assunto da certificação JBCD-Seam; a prova, como todas as provas da Red Hat é totalmente prática, possui 4 horas de duração e levei 3,5 horas para realiza-la. Durante a prova, a documentação oficial (apenas) é disponibilizada e não é permitido (sequer possível) qualquer acesso a outras fontes de consulta. Não há pré-requisitos de outras certificações e(ou) cursos para a realização do exame.

Um fato que não posso deixar de comentar é que a execução desta prova foi possível por que agora Brasília conta com o mais novo RHCX (Red Hat Certified Examiner) que cumpriu todos os passos (que não são poucos e nem fáceis) para obter esta certificação. Estou falando do amigo Douglas Ramiro que há 1 ano também é instrutor na Red Hat, ministrando treinamentos de Middleware em todo território nacional. Obrigado Douglas!

Agora é focar na próxima: JBCAA 6. (Afinal de contas, o novo JBoss não tem nada haver com as versões passadas. Está muito mais fácil e poderoso!)

Link para a certificação: https://www.redhat.com/wapps/training/certification/verify.html?certNumber=111-061-115

Até a próxima!

Updated:

Leave a comment