2 minute read

Tudo começou quando eu estava trabalhando e recebo uma mensagem no MSN de dois grandes aficionados por música: Cláudio Miranda e João Del Valle. Dizia a mensagem: - Ei, compartilha ai suas músicas e acessa ai o compatilhamento da minha máquina com tal senha para trocarmos umas músicas! Então sugeri: - Que tal utilizarmos o DAAP para compartilharmos nossas músicas?

O DAAP - Digital Audio Acess Protocol é um protocolo criado pela Apple para seu iTunes para compartilhamento de músicas em uma LAN.

O próprio Rhythmbox já possui um plugin que implementa o procolo DAAP e possibilita acessar músicas compartilhadas ou compartilhar suas próprias músicas. Entretanto existe algumas desvantagens:

  1. O Rhythmbox deve estar executando para que o seu compartilhamento de músicas esteja disponível para os outros
  2. Não existe uma console de gerênciamento
  3. Não existe log de acesso
  4. Já experimentei alguns problemas de outros clientes que não conseguiam acessar o meu compartilhamento

Diante destas desvantagens, resolvi instalar o Firefly Media Server ou simplesmente mt-daapd. Antes de instalar é preciso desabilitar o compartilhamento do Rhythmbox, deixando apenas o plugin habilitado para poder acessar os demais compartilhamentos.

A instalação do mt-daapd pode ser feito no Ubuntu através do comando:

sudo apt-get install mt-daapd

Após instalado o mt-daapd, é necessário configurar o arquivo /etc/mt-daapd.conf. As configurações que realizei foram:

admin_pw = SenhaDoAdmin
mp3_dir = /home/rafael/Minhas Músicas #(Sim, ele aceita espaçoes e não precisa estar entre aspas
runas = root #Alterei o usuário para root para que ele possa escrever o Log e acessar meu diretório home. Tudo bem, sei que não é recomendado!
logfile = /var/log/mt-daapd.log #Descomentei esta linha para ter o log habilitado
servername = Músicas de Rafael Benevides #Também pode ter espaço

Uma vez configurado, reinicie o mt-daapd com o comando: sudo /etc/init.d/mt-daapd restart e verifique o log se não houveram erros. Você pode também acessar a URL: http://localhost:3689/ (não pede senha para localhost) para realizar as configurações ou ter acesso a informações sobre quantidade de músicas compartilhadas e para qual cliente

Uma vez que o servidor DAAP esteja executando, clientes como Rhythmbox, Amarok e iThunes poderão acessar instantâneamente suas músicas pela LAN via Streaming, bem como copiar as músicas para seus computadores. No Rhythmbox a cópia pode ser feita clicando em Copiar sobre a música compartilhada e cola na Biblioteca.

O DAAP também pode ser instalados em computadores que utilizam MacOS e Windows podem utilizar o Tangerine e o prórpio iTunes como servidor.

Bom divertimento!

Leave a comment